Jørgen Bent Larsen (Nasceu em Thisted - Dinamarca em 04 de março de 1935 e faleceu em Buenos Aires, 9 de setembro de 2010) foi um enxadrista dinamarquês.
Bent Larsen foi por vários anos um dos principais enxadristas da Europa e um candidato constante, embora pouco feliz, ao Campeonato Mundial de Xadrez.
Larsen costumava usar aberturas pouco convencionais, não só pelo fator surpresa, mas também porque acreditava que elas são perfeitamente sólidas e subestimadas pelos outros Grandes Mestres. Assim, ressuscitou a Abertura Bird, 1. e4 e5 2.Bc4, e também a que hoje em dia costuma ser chamada de Abertura Larsen, 1.b3.
A grande força de Larsen residia no meio-jogo e em seu enfoque inventivo que lhe permitia jogar agressivamente pela vitória. Certa vez ele disse que não gostava da rotineira tática profissional de jogar pela vitória com as brancas e pelo empate com as pretas. Existem mais ataques pelos flancos em suas partidas do que de qualquer outro Grande Mestre, e isso é de propósito: o ataque pelo lado tem chances de levar a uma simplificação e ao empate, e se falhar ainda da tempo de reagrupar suas peças. Porém, os ataques de Larsen pelos flancos não consistiam numa desastrada corrida de peões e sim em combinações com peças pesadas. Uma de suas favoritas reúnia a dama, o cavalo e o peão da coluna "h" para atacar o rei que tenha feito o roque; a outra conjugava a dama, uma torre e um bispo a longa distância.
Em 1971, conseguiu atingir um rating de 2755 e foi o número três do ranking mundial. Foi o vencedor dos Torneios Interzonais de Amsterdam 1964, Sousse 1967 e Biel 1976, além de vários outros. Em 1967, ganhou o Oscar do Xadrez.
Em 1980 foi residir juntamente com sua esposa em Buenos Aires - Argentina onde veio a falecer em 09 de setembro de 2010.